5 Músicas Pop Fáceis de Tocar

Tal como vocês eu também tenho por vezes alguma dificuldade em encontrar algo que seja fácil de se aprender, por essa razão é que eu vos trago "5 Músicas Pop" que são simples e fáceis de se aprender. O meu objetivo é apenas dar-vos algumas ideias e mostras-vos o que vos "espera" quando quiserem tentar aprender sozinhos alguma destas cinco músicas.


  • Treat You Better - Shawn Mendes

Esta música pertence ao álbum "Illuminate" do ano de 2016 do artista canadiano. 

A versão pela qual vos aconselho a ir é a "simplificada" e encontra-se no tom Bbm (si bemol menor/lá sustenido menor). Os acordes presentes na música são: A#m (lá sustenido menor) G# (sol sustenido) F# (fá sustenido) C# (dó sustenido) D# (ré sustenido) C (dó). Se pretenderem tocar esta música em guitarra (acústica/elétrica), o meu conselho é fazerem os acordes em formato de "power-chord". O único destes seis acordes que terá de ser feito em formato base é o A#m. 

Este acorde consegue ser-se obtido ao colocar: o primeiro dedo em formato de barra no primeiro traste; o segundo dedo na segunda corda (corda B) no segundo traste; o terceiro dedo na quarta corda (corda D) no terceiro traste; o quarto dedo na terceira corda (corda G) no terceiro traste.


  • Torn - Natalie Imbruglia

Embora esta música possa estar incluida entre dois estilos musicais ( o Pop e o Rock), eu achei que merecesse estar aqui nesta lista.

Esta música pertence ao álbum "Left of The Middle" do ano de 1997 da artista australiana, sendo este não só o seu primeiro álbum como também o que a tornou mais popular com este hit dos anos 90. 
Esta versão encontra-se no tom F (fá) e os acordes presentes nesta música são: F (fá) Bb (si bemol/lá sustenido) Am (lá menor) Dm (ré menor) C (dó). Pessoalmente, eu não aconselho a que esta música seja tocada com os acordes em formato "power-chord". Destes cinco acordes, o mais complicado será o Bb (si bemol/lá sustenido).

Este acorde consegue ser obtido ao colocar: o primeiro dedo em formato de barra no primeiro traste de forma a cobrir apenas as primeiras quatro cordas; o segundo dedo na quarta corda (corda D) no terceiro traste; o terceiro dedo na terceira corda (corda G) no terceiro traste; o quarto dedo na segunda corda (corda B) no terceiro traste. Só as cordas em que os dedos estão colocados é que deverão ser tocadas.


  • Hello - Adele

Esta música pertence ao álbum "25" do ano 2015 que a artista britânica lançou.

Embora eu não seja a favor da utilização do "capo", esta música torna-se muito mais fácil quanto esse objeto é utilizado. Para tocar esta música comecem por colocar o "capo" no primeiro traste. Com o "capo" posicionado, os acordes que irão utilizar são: Em (mi menor) G (sol) D (ré) C (dó) Bm (si menor). Destes cinco acordes, o mais complicado de se fazer é o Bm (si menor). 

Este acorde consegue ser-se obtido ao colocar: o primeiro dedo em formato barra de forma a cobrir apenas as primeiras cinco cordas no segundo traste; o segundo dedo na segunda corda (corda B) no terceiro traste; o terceiro dedo na quarta corda (corda D) no quarto traste; o quarto dedo na terceira corda (corda G) no quarto traste. 

Esta versão é tocada no tom Fm (fá menor).

  • Karma Chameleon - Culture Club

Esta música pertence ao álbum "Colours by Numbers" de 1983 desta banda inglesa.

Tendo em conta que a versão original desta música torna-se um pouco complicada de ser reproduzida, eu tentei criar uma versão um pouco mais simplificada e fácil de se aprender. Os acordes que a constituem são: A# (lá sustenido) F (fá) Gm (sol menor) D# (ré sustenido) Cm (dó menor). Esta versão é tocada no tom Bb (si bemol/lá sustenido).

Alguns destes acordes são um pouco mais complicados de se reproduzir, mas vale a pena tentar.
O acorde de A# é tocado da mesma forma que o acorde Bb (dirijam-se à música "Torn", onde eu explico como reproduzir o acorde Bb). 

Se preferiram, todos os acordes que não sejam menores podem ser tocados em formato "power-chord".

Quanto aos acordes menores, aqui está uma peguena explicação de como os reproduzir na guitarra:

Gm (sol menor): a forma mais simples deste acorde ser reproduzido é colocar o primeiro dedo na quinta corda (corda A) no primeiro traste; o segundo ou terceiro dedo (como vos der mais jeito) será colocado na sexta corda (corda E) no terceiro traste. A primeira e a segunda corda não deverão ser tocadas.

Cm (dó menor): o primeiro dedo na primeira corda (corda E) no terceiro traste; o segundo dedo na segunda corda (corda B) no quarto traste; o terceiro dedo na quarta corda (corda D) no quinto traste; o quarto dedo na terceira corda (corda G) no quinto traste. Só devem ser tocadas as quatro cordas onde os dedos estão posicionados.


  • Say Something - A Great Big World



Esta música pertence ao álbum "Is There Anybody Out There?" de 2014 do duo norte-americano.

Esta é, na minha opinião, a música mais fácil desta lista. A versão original é tocada no tom D (ré), mas acho que para guitarra torna-se mais fácil se for tocada em C (dó). Os acordes são apenas cinco e são todos eles acordes simples, ou seja, não existe nenhum acorde bemol nem sustenido. Aqui estão eles: Am (lá menor) F (fá) C (dó) G (sol) Em (mi menor).



Comentários

Mensagens populares deste blogue

Rock - O Rock em Portugal

50 Músicas Intemporais